VÍDEO: jiboia de 2 metros é capturada em árvore em frente à residência no interior de SP
05/01/2026
(Foto: Reprodução) Jiboia é capturada em árvore em frente à residência em Boa Esperança do Sul
Uma jiboia foi capturada após ser encontrada em uma árvore próxima a uma residência no bairro Altos do Vista Verde, em Boa Esperança do Sul (SP), no domingo (4). O local fica próximo a uma área de mata.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
De acordo com a Defesa Civil, a ocorrência foi registrada por volta das 18h, na Rua dos Vanalli, depois que um morador acionou a equipe responsável ao perceber a presença da serpente no local.
O animal foi capturado de forma segura e, em seguida, solto em seu habitat natural, sem ferimentos. Elas não são serpentes venenosas.
Jiboia foi capturada em uma árvore em frente à residência em Boa Esperança do Sul
Defesa Civil
Leia também:
VÍDEO: jiboias viram xodós de veterinárias de Araraquara; veja como é ter um réptil
BOMBOU: Sucuri de 2,5 metros aparece na porta de residência no interior de SP
RELEMBRE: Cobra jiboia é encontrada em motor de carro, se 'esconde' e dá trabalho no resgate em SP
🐍 Espécie Boidae
A jiboia pertence à família Boidae, que reúne serpentes não peçonhentas encontradas nas Américas, África, Europa, Ásia e em algumas ilhas do Oceano Pacífico.
Essas cobras podem ultrapassar quatro metros de comprimento e, raramente, chegar a seis metros. As fêmeas costumam ser maiores que os machos.
A orientação é para que, ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, a população evite qualquer tipo de aproximação e acione os órgãos competentes para o resgate, garantindo a segurança de todos e a preservação da fauna.
De acordo com especialistas, a presença de cobras em áreas urbanas não é comum, mas pode ocorrer nesta época do ano devido às chuvas e à proximidade com o rio Jacaré-Guaçu.
Animais solitários
As jiboias são animais solitários que vagam pelo solo ou sobem em árvores à procura de algum buraco ou tronco para se abrigar. Elas não são serpentes venenosas.
Para capturar suas presas, utiliza de seu porte para se enrolar e apertar até que fiquem sem ar. A jiboia pode viver entre 20 e 30 anos. Ela se alimenta de anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara